sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Arte e Cultura na Universidade

Toda a forma de arte é a evolução e um estado de determinada atividade do ser humano. As diversas formas de manifestar a arte são concebidas durante diferentes momentos da vida em sociedade, e entendemos aqui a importância de que a manifestação artística e cultural não esteja dissociada de um conteúdo crítico e transformador.

É perceptível que a arte, durante sua trajetória histórica, parte da expressão de sentimentos e de razões ligados às contradições existentes em determinado contexto social. Essa expressão pode tanto retratar a essência desse contexto quanto encorajar os anseios de transformação social que brotam de cada época.

Para estarmos à altura de toda esta bagagem que a expressão artística nos trás, precisamos ser capazes de incentivar a cultura e a arte tanto dentro quanto fora da universidade. Precisamos valorizar na arte não somente a sua técnica e a sua imagem enquanto marketing, mas principalmente a criatividade, o conteúdo e os anseios de mudança que partem dos estudantes e de todo o povo Brasileiro.

Na UFS o debate de arte e cultura vai de mal a pior. Por um lado, o DCE realiza verdadeiras manifestações de homofobia e machismo ao trazer para a universidade bandas que apenas incitam a opressão. Na calourada promovida pelo DCE, versos como “coloca o viado na roda” eram cantados. Este termo destacado com aspas quer dizer, na gíria popular, que o gay ali colocado servirá de xacota, sofrendo as mais variadas formas de humilhação. E não para por aí. Estrofes como: "E toda noite ela quer fazer esquema, pega um pega geral pra ela não é problema. No carro, no cinema, ou no meio do mato estilo cachorra ela fica de quatro." também eram recorrentes. Perguntamos: que debate de arte e cultura é esse que a gestão "Entregação" vem fazendo? Vergonhoso.

Arte para o povo, para a multidão, arte nas ruas, uma arte que reinvente a vida e que traga os artistas de nossa população para dentro da universidade. Uma arte que nos desperte antes de mais nada, nervos e corações. Que a voz do povo seja ouvida e recebida com ternura, cooperação e luta no caminho da liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário