Para apresentar essa chapa virtualmente é preciso começar com um pedaço de poesia:
Da luta não me retiro mesmo
Pois o futuro nasce do hoje
A história é feita por nós
E a luta não começou agora
São com essas palavras que viemos nos apresentar. Primeiro, explicar que somos estudantes organizados, antes e depois de qualquer eleição, porque acreditamos na mobilização e organizão dos estudantes para transformar a realidade de nossa universidade e sociedade. Segundo, o momento de eleição nos é um espaço para apresentarmos aos estudantes outra concepção de movimento e universidade, que não é pautada pela atual gestão do DCE da Universidade Federal de Sergipe, a tão chamada UFS.
Portanto, repetimos, ensaiadamente, que nossa luta não começou agora. Lembram-se de uma tenda azul gigante armada em frente à didático um? Ou mesmo uma mobilização colorida de estudantes de diversos cursos, que pouco tempo depois gerou uma audiência pública com o reitor? Também estivemos à frente de um abaixo-assinado que impedia a privatização do Restaurante Universitário (Resun), sem falar na mobilização para debatermos junto à toda comunidade acadêmica sobre a portaria lançada pela reitoria que regulamentava o aumento da carga horário dos professores. Ação essa que, interpretada por nós, significa um ataque direto ao ensino, pesquisa e extensão (o professor teria que dedicar esse tempo à sala de aula), além de representar mais um elemento para a precarização do trabalho - fique à vontade para perguntar a algum professor como se tranformaria a rotina diária dele com esse aumento de carga horário dentro da sala de aula.
Opa! Mas... falamos, falamos, falamos e não nos identificamos. Se não somos DCE, quem somos nós, afinal de contas? Somos estudantes que se organizam de forma combativa independente de estarmos ou não com o aparelho do DCE. Somos o Fórum de Mobilização Estudantil (FME) e a Assembléia Nacional dos Estudantes Livres (Anel).
E que raio de combate é esse? Bem, estudantes, queremos combater a falta de democracia e autonomia dentro de nossa universidade. Mas não sozinhos, queremos convidar todos os e as estudantes para construirem as transformações da universidade
Fórum de Mobilização Estudantil (FME)
Há cerca de um ano, o Fórum de Mobilização Estudantil surge com a pauta de avaliação dos cursos, no intuito de estudarmos e atuarmos em cima da situação precária que diz respeito aos cursos da universidade. Desde então viemos tocando muita luta dentro da universidade.
O FME reúne cerca de 18 cursos, através de centros ou diretórios acadêmicos e coletivos organizados (para aqueles que não são gestão dos ca's ou da's de seus cursos).
Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre (Anel)
A Anel é uma entidade nacional que carrega como marca a coragem, o espírito de luta e a clareza de ideias. Apesar de bem novinha (fundada em 2009) essa entidade já mostrou a que veio e impulsionou lutas importantes, como o “Fora Sarney” e a campanha de solidariedade ao povo haitiano
Hoje, ela se prepara para o seu primeiro congresso enquanto constrói a “Campanha em Defesa da Qualidade do Ensino”. A Anel marca presença em todo o País, inclusive aqui em Sergipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário